Wednesday, October 03, 2007

Dúvida


Esta semana. num dos dias em que o Papá foi ao curativo, decidimos pedir á enfermeira se podia pesar o Diogo. Ela não ficou muito satisfeita (devia representar mais um trabalhito, mas por acaso eramos os únicos "clientes"), mas lá o pesou. Entretanto eu abri o saco delel para tirar uma fraldae, ele viu a chupeta e pediu-a. Foi aí que a Enfermeira começou:
"já não devia usar chupeta, já é crescido e não precisa", como se não bastasse, "Ah e ainda usa fralda!". Fiquei surpresa, em relação á chucha até concordo, mas o Diogo só usa quano está com sonito, agora em relação á segunda, fiquei estupefacta, e contrargumentei que ele ainda nem tinha 18 meses. Respondeu-me que devia ser ao ano e que para além disso era uma questão de educação (!!!!!!).

Vim de boca aberta e agora gostava de saber as vossas opiniões.

Eu até já tinha comprado um bacio...mas era mais por brincadeira.

7 comments:

Anonymous said...

Eu também ficaria. Aos catorze meses do João discuti o assunto com o pediatra dele que me disse que na realidade só a partir dos 18/20 meses é que eles têm noção do controle do esfíncter. Antes até podem fazer alguma coisa no bacio mas não têm noção real do que estão a fazer. Estão apenas a treinar uma reacção tipo pavlov. Esta opinião dele veio ao encontro do que eu também já tinha lido. Claro que tratei logo de adiar a coisa para o próximo ano.
No entanto nada disto invalida que não haja miúdos muito despachados, claro.Sei que alguns começam pouco depois do ano.
Agora dar ouvidos ao que os outros têm para dizer sobre a educação dos nosso filhos é que não vale a mesmo a pena...

Simão said...

o pediatra do simão tb aconselhou a partir dos 2 anitos qd já há controle dos esfínter.
Essa enfermeira devia era estar em dia não e quis chatear os outros!

Dois Rebentos (de Soja) said...

Nem vale a pena ligares...há pessoas que por serem mais velhas têm a mania que sabem mais que os outros, e que devem dar conselhos sem serem pedidos...que se meta na sua vida.

A semana passada também apanhei uma dessas.

Bjs e bom fds

Mãe da Rita said...

O nosso pediatra fala dos 2 anos, 2 e meio. Dantes insisitia-se em fazer o desfralde cedo para dar menos trabalho... Essa, como não gostou do «trabalho» (?) extra de pesar o garoto podia ter economizado os palpites...Bjs!

Sonia said...

tenho lido e de facto a partir dos 2anitos é que deverá começar-se nesta tarefa....e muito sinceramente acho que existe uma idade propria para tudo....nao vejo qualquer poblema no uso aé emmso da chucha ae´aos 2anitos,ajuda-lhe s efa-lso senir melho...e sao bébés, teem uma vida inteira para serem adultos.... só deverei iniciar os treinos do bacio a ptir dos 2anitos(com um bébé em casa acreditoq ue possa regredir um pouco, ou crescer muito a ver vamso

Sonia said...

ah e aposto que essa sra enfermeira nem filhos tem

Anonymous said...

... exactamente! Podias-lhe perguntar se tem, e se sim quando é que deixaram a fralda e a chupeta...
Eu acho que a senhora devia de estar em dia não e resolver descontar em cima de ti!
Não ligues querida!
Uma beijoca grande!
Marta Cristina
http://pitukicesdamama.blogspot.com
http://pitukinhoepitukices.blogspot.com